quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Programa Artigo 5º

Programa Artigo 5º discute Estado laico

A Constituição determina que é inviolável a liberdade de consciência e de crença. O Brasil é um estado laico, ou seja, um país onde não existe religião oficial. O Artigo 5º desta semana mostra de que forma isso influencia o dia a dia da população.

Para discutir o assunto, a jornalista Flávia Metzker recebe o advogado Saul Tourinho e o professor William Cesar de Andrade.

Saul Tourinho é professor de Direito Constitucional e secretário geral da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/DF. Para ele, a liberdade tem que ser respeitada, mas algumas práticas religiosas podem ser limitadas: “Dependendo do valor que nós possamos conferir a alguns bens como a liberdade, a vida, é possível que uma prática da própria crença seja de alguma maneira mitigada.”

O professor William Cesar é formado em História, com especialização em Bíblia, e mestre em Teologia Dogmática e Psicologia. Professor de Antropologia e Ciência da Religião, ele diz que a tolerância é fundamental: “O limite da crença está em saber que o absoluto em que você acredita também está nas outras pessoas. Independentemente do que eu creia, eu não posso destruir, desfigurar a dignidade e a condição de cidadania dos outros”.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares