sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Iluminuras

Rimas, versos e leis estão no programa Iluminuras desta semana

O programa Iluminuras desta semana está cheio de rimas e histórias. A conversa com o escritor João Bosco Bezerra é sobre um tradicional gênero literário: o cordel. Ele vai contar onde surgiu esse estilo, suas características e diferenças para a poesia lírica. “Ambos podem ser feitas em versos. A poesia lírica tem mais liberdade. O que acontece com o cordel é que ele tem uma forma fixa. São versos de sete silabas organizados em sextilhas. E a poesia lírica não tem compromisso com contar uma história, já um cordel, conta uma história. O que faz um cordel é uma história contada em versos”, explica.

No segundo bloco, o programa recebe o professor de direito e consultor legislativo do Senado Federal João Trindade. Filho de um professor de literatura, ele conta que sempre conviveu com os livros e hoje, a leitura de tantas obras, ajudam na interpretação das leis. “No Legislativo, se elabora os projetos de lei e todos eles são precedidos de um uma justificação. São debates, análises.

A literatura ajuda muito a escrever bem. Não adianta fazer um curso sobre escrever bem. Adianta ler bons escritores. O fazer a lei é um exercício de ourives. Cada palavra tem que estar lá de maneira cirúrgica. Uma frase em ordem inversa complica a interpretação. Um período longo também. Esse exercício de clareza, de ordem lógica, é dado pela literatura”, conta Trindade.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares