sábado, 4 de janeiro de 2014

Meio Ambiente por Inteiro

Parques são uma boa opção para as férias

Você quer uma dica de lazer para as férias? Que tal visitar um parque ambiental? A primeira edição do programa Meio Ambiente por Inteiro de 2014 mostra que há centenas deles em todo o País. Espaços protegidos por lei e criados para garantir a preservação das espécies, incluídos também a fauna, a flora brasileira e outros recursos naturais. Ao lado disso, na maioria é permitida a visitação para que as pessoas conheçam as riquezas da área.

O programa mostra o primeiro Parque Nacional do Brasil, criado na década de 30 na cidade de Itatiaia (RJ). Ele está localizado na Serra da Mantiqueira e abrange municípios do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Mas, ao lado das belezas naturais, estão os problemas. Há parques no Brasil ameaçados por abandono, invasões e falta de investimentos. Problemas que são realidade dos parques também na capital do país. “No Distrito Federal são 72 unidades. Hoje, apenas onze estão em perfeito estado de funcionamento”, afirma Nilton Reis, presidente do (Ibram), Instituto Brasília Ambiental.

Durante o programa, você vai ver também tentativas de garantir a preservação de parques que chegam à Justiça. Por exemplo, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar pedido de liminar da Procuradoria Geral da República (PGR) para suspender a medida provisória que altera os limites do Parque Nacional da Amazônia. Para o Ministério Público, a alteração é uma agressão ao bioma.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares