sábado, 18 de janeiro de 2014

Meio Ambiente por Inteiro

Produção de hortaliças: opção econômica e social para manter o homem no campo

No programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana você vai conhecer um pouco mais de perto a produção de hortaliças, um negócio que está levando gente a trocar a vida na cidade pelo campo. Em muitos casos, são pessoas que procuram fora da cidade estabilidade em um empreendimento próprio. A produção desse tipo de alimento tem apresentado resultados positivos para quem se preparou para iniciar o negócio com planejamento e conhecimento da área. Você vai conhecer, por exemplo, os resultados de produtores de pimentão em estufas, que levaram o Distrito Federal (DF) a ser o maior produtor nacional do produto em cultivo protegido.

Para dar uma ideia da importância da produção de hortaliças, especialmente em regiões próximas a grandes centros urbanos, no Distrito Federal mais de 30 mil pessoas vivem em função dessa produção rural, em cerca de três mil propriedades. Além desses empregos, as hortaliças geram ainda postos de trabalho nos setores de beneficiamento, industrialização e comercialização de alimentos.

Você vai ver também, no programa desta semana, o trabalho da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) no desenvolvimento de tecnologias, espécies e técnicas para aumentar a produtividade, tornando o negócio mais rentável e atrativo, especialmente para famílias de pequenos produtores rurais. Para o diretor executivo da Emater–DF, Carlos Bianci, o curto prazo de produção é um dos fatores atrativos do negócio. “É uma atividade perecível, de ciclo rápido. Por exemplo, uma alface com 30 dias, 40 dias, está pronta. Então, você pode ter oito, dez cultivos num ano. É uma atividade em que se pode ter renda suficiente para sustentar uma família em pequenas áreas”, conclui Bianci.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares