domingo, 12 de janeiro de 2014

Tempo e História

Documentário destaca vida e legado jurídico do ministro Sydney Sanches

Sydney Sanches nasceu em Rincão, no Estado de São Paulo. Filho de um ferroviário e de uma dona de casa, começou a trabalhar cedo, aos onze anos. Ainda na adolescência, saiu do interior em busca da realização de um sonho na capital paulista: estudar Direito. A paixão pelas Ciências Jurídicas teve início quando se tornou datilógrafo de um cartório em Pitangueiras, no interior do estado.

Advogado, professor e juiz, ele foi considerado um 'líder de toga' quando defendeu a autonomia financeira do poder Judiciário, no início da década de 1980. Depois de atuar numa entidade de classe de magistrados, foi eleito ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em 1984. Função que não esperava ocupar ao longo da carreira: “Antes de fazer o concurso, eu fui à Igreja da Sé e me ajoelhei aos pés do Cristo. Pedi a ele que me permitisse ser juiz e ele exagerou um pouco - eu só pedi para ser juiz, não precisava ir até o Supremo Tribunal Federal! Acho que eu pedi com tanta força e com tanta fé, que Ele, se é que Deus exagera, exagerou”.

O documentário também conta com a participação do cientista político Rafael Mafei, e de três filhas do ministro.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares