sábado, 31 de maio de 2014

Fórum

No programa Fórum, a chamada geração 'Nem-Nem'

Eles já somam mais de nove milhões de brasileiros. Têm idade entre 15 e 29 anos e não estão nem trabalhando, nem matriculados no ensino regular. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a chamada “Geração Nem-Nem”, que já traz consequências para a sociedade. É sobre este tema que trata o programa Fórum desta semana.

O coordenador do curso de MBA em Finanças do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) do Distrito Federal, José Kobori, explica que as mulheres são maioria entre as pessoas que integram esse grupo: elas representam cerca de 70%. Isso porque, muitas vezes, tornam-se mães ainda jovens. Ele fala também sobre as preocupações e consequências dessa geração. “No médio e longo prazo, o que preocupa é a questão cultural e econômica. Isso vai gerar um problema grande na sociedade”.

O advogado trabalhista Francisco Fontenele também participa do programa. Ele diz que uma das causas do fenômeno pode ser a falta de políticas públicas. Para o advogado, as consequências afetam até mesmo quem deveria estar saindo do mercado de trabalho: os idosos. A ausência de ações voltadas para eles, muitas vezes, os obriga a continuar trabalhando e, assim, faltam vagas para quem precisa começar a vida em um emprego. "O governo precisa se preocupar com o primeiro emprego, mas também com a saída de pessoas do mercado. Preocupar-se em como uma pessoa vai ser incentivada a sair para que outros tenham oportunidade de entrar”.

Quer saber mais? Não perca o programa desta semana.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares