segunda-feira, 7 de julho de 2014

Direito sem Fronteiras

Desigualdade entre homens e mulheres no trabalho

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 830 milhões de mulheres em todo o mundo não possuem proteção trabalhista quando o tema é a maternidade. A maioria delas, cerca de 80%, se situa na África e na Ásia. No Direito sem Fronteiras desta semana, você vai saber quais são os principais problemas enfrentados pelas mulheres e como eles são combatidos.

A juíza do Trabalho e professora de Direito Noemia Porto esclarece que os Direitos Trabalhistas, ainda hoje, não estão assegurados em vários países do mundo. Ela explica que a diferença entre homens e mulheres é antiga. “Em 1789, na França, nós tivemos uma Declaração Universal dos Direitos dos Homens e do Cidadão que realmente eram Direitos do homem, com exclusão explícita das mulheres”.

Já a advogada especialista em Direito Internacional Thaís Queiroz salienta a diferença salarial entre homens e mulheres. Ela cita pesquisa recente da Onu com números assustadores: “Existem países que a OIT pesquisou e acredita que a desigualdade vai aumentar. Na Ásia, por exemplo, a discrepância é em torno de 90%”, explica.

Preconceito, assédio moral e sexual. Como essas questões vêm sendo tratadas? Que Direitos Trabalhistas são garantidos? O que tem sido desrespeitado? Tudo isso você vê no Direito sem Fronteiras. Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares