sábado, 12 de julho de 2014

Meio Ambiente por Inteiro

Esgoto tratado vale ouro

Meio Ambiente por Inteiro desta semana mostra alguns resíduos encontrados nos esgotos. Entre eles estão produtos químicos usados na limpeza das casas, substâncias tóxicas, papel higiênico, fraldas descartáveis e óleo de cozinha. Você sabia que o fio dental, aparentemente inofensivo, é um dos grandes vilões porque entope as redes? E você sabe qual é o caminho que o esgoto percorre das residências até a estação de tratamento? Você vai ver quais são as etapas necessárias para que a água possa ser aproveitada novamente e a importância disso para o meio ambiente.

No Brasil, ainda existem lugares onde o esgoto não é tratado, o que representa risco para o ser humano e para a natureza. Na periferia do Distrito Federal, o bairro Sol Nascente não conta com saneamento básico e o esgoto corre a céu aberto. Essa é uma realidade de várias localidades do país. “Os números dizem que apenas metade da população é servida por sistemas de esgotos sanitários convencionais, digamos assim. E, desses 50%, apenas 30% são tratados. Ou seja, 70% são lançados nos corpos receptores”, explica o professor de Tecnologia Ambiental da Universidade de Brasília (UnB) Marco Antônio Almeida de Souza.

E, por falar em saneamento, como estão as obras nesse setor no Brasil? O programa traz dados sobre essas obras e entrevista o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, que fez esse monitoramento durante um ano em 56 localidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes. Durante o programa, você vai saber ainda o que é uma fossa ecológica e como ela é feita.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares