segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Direito sem Fronteiras

Mandela e a luta contra a dominação branca e negra

Há 20 anos, Nelson Mandela assumia a presidência da África do Sul. Era 1994, ano em que o apartheid – regime de segregação racial do governo sul-africano – foi derrubado. Aproveitando a data, o Direito Sem Fronteiras discute a herança de Mandela em relação aos Direitos Humanos.

O professor de Direito Constitucional Saul Tourinho e o professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) Aninho Irachande explicam o contexto que levou ao fim do apartheid, às mudanças na legislação e ao sentimento de reconciliação no país.

Aliás, o fato de ter consolidado um governo de unidade nacional é considerado um dos maiores feitos do ex-presidente. “Esse é o grande legado do Mandela. Quando sai da prisão [em 1990], ele percebe que a construção da nação não passaria por uma retaliação. Pelo contrário”, afirma Aninho Irachande.

Nesse contexto, Saul Tourinho completa com uma frase do próprio Nelson Mandela. “Eu lutei contra a dominação branca, mas também lutei contra a dominação negra. Eu luto contra a dominação de um contra o outro”, declara, lembrando as palavras do líder.

Ao longo do programa, os professores abordam ainda a importância da transição pacífica do governo Frederik de Klerk para o governo Nelson Mandela, detalhes da primeira eleição multirracial no país e aspectos da Constituição sul-africana.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares