sábado, 6 de setembro de 2014

Meio Ambiente por Inteiro

Ferro: mil e uma utilidades!

Um minério de grande importância para a vida humana e para as atividades industriais está em debate no Meio Ambiente por Inteiro desta semana: o ferro. O programa aborda o processo de extração do minério e os impactos desse tipo de atividade no meio ambiente. Vamos conhecer, também, aspectos legais da mineração, as utilidades do metal no dia a dia do cidadão e a reciclagem.

Exemplo da importância do ferro em nossa economia, o complexo de mineração em Carajás, no Pará, é considerado o maior a céu aberto no mundo e um dos maiores fornecedores do mercado mundial. Mas as empresas responsáveis por esse tipo de exploração mineral são obrigadas a seguir regras rígidas, entre elas a recuperação das áreas degradadas pela atividade. De outro lado, a reciclagem do ferro também é alternativa econômica para quem compra ou vende peças usadas.

O ferro velho é, ainda, usado como matéria prima para arte. Quem explica é o artista plástico Zakeu Gomes Vitor. “É engraçado, porque quando a gente fala em sucata, as pessoas pensam logo em algo que deve ir para o lixo. E não é assim. Eu dou uma nova forma e sei da importância de evitar que esse material seja largado de qualquer jeito por aí”, explica.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares