sábado, 6 de setembro de 2014

Fórum

Aprovação no vestibular antes da conclusão do ensino médio é tema do Fórum

Ingressar em uma instituição de ensino superior é o sonho de muita gente. Mas é cada vez mais comum o aluno conseguir a aprovação no vestibular antes de concluir o ensino médio. Por conta disso, muitas famílias recorrem à Justiça para garantir o direito dos filhos ao acesso à universidade. Esse é o tema do Fórum desta semana.

O doutor em Educação Remi Castioni e o advogado Luís Cláudio Megiorin ajudam a entender melhor essa discussão. “Nós temos, hoje, um grade desafio que é a passagem da educação básica para o ensino superior. O ensino médio está pouco atrativo e se transformou em um caminho forçado para se chegar à universidade. A impressão que tenho é que os alunos buscam essa aprovação para sair mais rápido da escola”, diz Remi. Ele afirma, também, que o alto índice de evasão da universidade é reflexo da imaturidade dos alunos, que ainda não estão preparados para tomar decisões sobre sua formação superior.

Sobre as questões legais, o advogado Luís Cláudio diz que vários fatores são levados em consideração no momento de o juiz expedir um parecer sobre a questão, gerando grande ansiedade para quem passa por esse processo. “Eu não incentivo nenhum pai a cortar precocemente essa fase da vida do filho. Além disso, tem a pressão psicológica que o adolescente passa ao se submeter ao processo seletivo e, posteriormente, ficar aguardando uma decisão judicial que não é igual para todos, o que gera angústia em todos da família” conclui.

Quer saber mais? Então não perca o Fórum!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares