sábado, 28 de março de 2015

Meio Ambiente por Inteiro

Tema do Meio Ambiente por Inteiro é o tráfico de animais

Meio Ambiente por Inteiro desta semana mostra o que diz a lei sobre essa atividade criminosa ainda praticada no país. Veja como agem os traficantes, as punições previstas na legislação e o trabalho para combater esse crime. O programa traz, ainda, detalhes sobre iniciativas voltadas para resgatar as espécies e devolvê-las à natureza.

Quem participa do comércio ilegal de animais pode ir para a cadeia. É o que está previsto em lei em vigor desde 1998. As aves estão entre as principais vítimas. Elas são transportadas, na maioria das vezes, por rodovias, o que levou a Polícia Rodoviária Federal a intensificar a fiscalização nesse sentido. Quanto mais raro, mais caro é o animal. Os traficantes ainda usam documentação falsa. “Quando você vai negociar um animal, principalmente com fins de exportação, ele vale muito mais quando tem um documento, ainda que esse documento seja falso. O mercado paga bem mais por ele”, explica o delegado da Polícia Federal Renato Madsen Arruda.

Confira, ainda, detalhes do projeto Bicho Livre, desenvolvido há oito anos na reserva ecológica particular Chapada Imperial, em Brazlândia, no Distrito Federal. “Esse projeto busca tirar animais silvestres das mãos dos traficantes e reintegrá-los à natureza. Queremos que eles sejam livres novamente e tenham qualidade de vida”, esclarece o dono da reserva, Márcio Imperial. Um dos animais que chamam a atenção é uma arara vítima do comércio ilegal.

Todas as curiosidades você confere no Meio Ambiente por Inteiro.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares