sábado, 4 de abril de 2015

Meio Ambiente por Inteiro

A celulose e o meio ambiente

O Meio Ambiente por Inteiro desta semana tem como tema a celulose. Você sabe que substância é essa e qual é a importância dela no dia a dia das pessoas? Veja que ela é retirada dos vegetais e serve de base na fabricação de papel. O setor industrial também a utiliza para a fabricação de alguns plásticos e diversos produtos químicos. A retirada da celulose e a produção de papel no Brasil são reguladas por alguma lei?

O programa exibe algumas etapas do processo de transformação e traz curiosidades. Por exemplo, qual é a diferença entre a celulose do eucalipto e a celulose do pinus, usados na fabricação do papel? “Pode ser uma celulose in natura ou branqueada. Com aditivos químicos, vai formar o papel. Quanto ao papel, existe o de fibra curta e o de fibra longa,” explica Joaquim Carlos Gonçalez, engenheiro florestal da Universidade de Brasília (UnB).

Confira, ainda, reportagem especial sobre o uso do papel na era da tecnologia. Meio Ambiente por Inteiro mostra que os hábitos, hoje, são outros. A rotina exige ter em mãos aparelho celular, notebooks, tablets e tantos outros. Será que a redução gradativa do uso do papel vai resultar no fim de livros, jornais e revistas impressos? Ou esse material online é apenas uma opção a mais?

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares