sábado, 4 de abril de 2015

Repórter Justiça

Grupos que adotam boas práticas em prol da comunidade

Repórter Justiça mostra nesta semana que pequenos grupos têm se unido no Brasil para melhorar a vida da comunidade. Em Brasília você vai conhecer ciclistas que dão oportunidade a quem não enxerga de pedalar sentindo a emoção da velocidade. Uma situação vivida pelo ciclista Fabiano Cesário, que voltou a sentir a sensação do vento no rosto. Depois de baleado na cabeça durante um assalto em que os ladrões levaram sua bicicleta, o rapaz perdeu a visão.

O programa mostra, ainda, o prêmio de boas práticas para o Judiciário, o Innovare; e uma entrevista com o presidente do Instituto que dá nome ao prêmio, ministro aposentado do STF Carlos Ayres Brito. Ele fala sobre uma das importantes ideias premiadas: o botão do pânico, criado com o objetivo de proteger mulheres da violência doméstica.

Outra iniciativa é o site de financiamento coletivo, primeiro a ser criado no Brasil, que, a partir da mobilização de internautas, realiza o sonho de pessoas como a jornalista Jessica de Paula. Ela viajou por países da África com o sonho de publicar um livro sobre as próprias aventuras e conseguiu.

As boas práticas coletivas também ganharam a realidade com um grupo que começou pequeno no Distrito Federal e atingiu 28 mil mulheres participantes. É o "Mães Amigas de Águas Claras". Elas ajudam pessoas em dificuldade e, em parceria com a Polícia Militar, já conseguiram fazer da cidade em que moram um lugar mais seguro. “Precisa ter disposição e coragem para começar, boa vontade, colocar a mão na massa... Precisa se reunir, chamar a vizinha, a amiga... E a gente vai divulgando, pessoas dispostas a ajudar o próximo se atraem. Ajudar é fácil”, afirma Viviane Amorim, integrante do grupo.

Não perca, é no Repórter Justiça.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/



Nenhum comentário:

Postagens populares