domingo, 22 de novembro de 2015

Tempo e História – Grandes Juristas do STF

O legado jurídico do presidente Epitácio Pessoa

No ano em que é comemorado os 150 anos de nascimento de Epitácio Pessoa, a TV Justiça apresenta o documentário ‘Tempo e História – Grandes Juristas do STF’ sobre a vida e a trajetória desse grande jurista, político, ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente da República.

Epitácio Pessoa nasceu em 1865, em Umbuzeiro, no interior da Paraíba e saiu do sertão paraibano literalmente para o mundo. Formado pela tradicional Faculdade de Direito do Recife, ele deu os primeiros passos na vida política logo após a proclamação da República, aos 24 anos. Foi promotor público, secretário-geral de governo, senador, ministro da Justiça, integrou o STF e teve participação destacada no cenário internacional. Chefiou a delegação do Brasil na Conferência de Paz de Versalhes e foi juiz da Corte Internacional de Haia.

No Supremo, onde ficou entre 1902 e 1905, o ministro começou a definir uma nova arquitetura para os acórdãos do tribunal. Os historiadores contam que, nesta época, partiu dele a iniciativa de organizar os temas julgados e a jurisprudência por meio de ementa nos votos. Ainda como ministro da Suprema Corte, Pessoa não foi voto vencido em nenhum dos 86 processos em que relatou no STF.

A trajetória profissional do presidente Epitácio Pessoa é contada por meio de entrevistas com juristas, historiadores e familiares dele. O documentário resgata imagens de infância do presidente e da família, documentos históricos e obras de Epitácio na passagem dele pelos três poderes da República.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares