quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Artigo 5º

Programa Artigo 5º debate discriminação contra travestis e transexuais

A cada 27 horas um homossexual é assassinado no Brasil. Em 2014, o número de mortes chegou a 326. Os dados são do Grupo Gay da Bahia, uma das organizações mais atuantes na luta pelos direitos dos homossexuais. Mas a violência não é apenas física, acontece também na forma de injúria e preconceito.

Para falar sobre o que tem sido feito para combater a violência e o preconceito, o Artigo 5º recebe o procurador Eduardo Varandas, do Ministério Público do Trabalho da Paraíba, e a coordenadora-geral de Promoção dos Direitos LGBT da Secretaria de Direitos Humanos, Symmy Larrat. Ela conta que a discriminação é constante e que muitas pessoas mudam a forma de tratar quem assume a transexualidade: “A gente recebe muitas denúncias de pessoas transexuais que, ao assumir sua identidade de gênero no trabalho, passam por processo de assédio até não aguentar mais ficar ali e acabam sendo demitidas ou saem do emprego”.

O procurador diz que o MPT tem feito campanhas para conscientizar sobre a necessidade de tratar as pessoas de forma igual, independentemente da identidade de gênero. E alerta que, em casos de discriminação, o transexual deve buscar seus direitos: “Cabe um pedido de ação pela vítima e deverá, também, ser denunciado ao Ministério Público do Trabalho para instalação de uma eventual ação civil pública. Até porque um indivíduo discriminado gera dano moral a toda a coletividade”.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/



Nenhum comentário:

Postagens populares