terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Direito sem Fronteiras

É grande o número de pessoas desaparecidas no México
 
O Direito sem Fronteiras desta semana trata do alto número de pessoas desparecidas no México. Participam do programa a especialista em Direitos Humanos Alejandra Pascual e o cientista político e especialista em Estudos Comparados da América Latina Alexandre Rocha.

Em 2015 o México reconheceu que a violência contra o sexo feminino é um problema sério para o país. Nesse mesmo ano, o governo publicou o primeiro alerta de gênero em onze das principais cidades onde há mais mulheres desaparecidas. Isso significa que autoridades federais devem investigar as causas dos altos índices de violência e aplicar medidas emergenciais e de longo prazo.

Na opinião de Alejandra Pascual, essa situação é bastante grave. “O feminicidio acontece com mais intensidade nas cidades do norte do país. As mulheres que vão para lá com a intenção de trabalhar geralmente têm bom grau de escolaridade, começam a exigir seus direitos e são assassinadas ou traficadas”, diz.

Alexandre Rocha ressalta que, no México, o Estado é omisso em relação ao enfrentamento da violência. “A taxa de homicídio é muito alta no país. Mas é válido destacar, também, que essa omissão está muito relacionada à influência que o narcotráfico exerce no Poder Público”, completa.

Quer saber mais? Então não perca o Direito sem Fronteiras. 

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares