quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Artigo 5º

Programa Artigo 5º debate projeto que treina cães guias
O número de pessoas com algum tipo de deficiência chega a 6,5 milhões em todo o país. Mais de 500 mil não têm nenhuma visão. O programa Artigo 5º desta semana mostra uma iniciativa que tem ajudado a facilitar a locomoção e, consequentemente, a autonomia dessas pessoas: o projeto que treina cães guias de cegos.

Um dos convidados é o advogado Spencer Miranda que, desde os 18 anos, tem um companheiro fiel: o labrador Happy. O advogado tem deficiência visual e fala sobre a importância de mais e mais pessoas serem beneficiadas pelo projeto cão guia. “O cão permite várias coisas ao usuário. Em primeiro lugar, a questão da independência. Eu fui contemplado aos 18 anos e foi um marco na minha vida porque, a partir daí, comecei a sair sozinho e ter mais confiança”.

Lúcia Campos, coordenadora do projeto Cão Guia de Cegos do Distrito Federal, também participa do programa. Ela explica que há várias maneiras de colaborar com o projeto, que vive de parcerias e doações. A coordenadora informa que quem quer ajudar pode ser voluntário nas atividades diárias do centro de treinamento, se tornar família hospedeira para um cão ou colaborar financeiramente. “Eu digo que este projeto só existe porque nós temos parceiros e patrocinadores que são fundamentais. O custo de um cão guia hoje no Brasil fica em torno de R$ 35 mil. É preciso muito dinheiro e falta incentivo financeiro”, afirma a coordenadora.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares