sábado, 19 de dezembro de 2015

Repórter Justiça

A crise econômica e o mercado varejista
O Repórter Justiça desta semana mostra que o momento atual enfrentado pelo país na área econômica afeta o consumidor, prejudica o mercado varejista e representa um problema para a manutenção do emprego do trabalhador brasileiro. A alta de preços dos produtos está demonstrada nos números. A expectativa é de que 2015 feche o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial, em 10,33% - o maior índice em 13 anos. Em 2002, a inflação ficou em 12,53%. "É um momento de crise, um momento difícil, afeta o comércio. O setor tem como característica receber o impacto de qualquer crise antes dos outros, mas também tem como característica começar a sair da crise antes dos outros", afirma Ricardo Villela, gerente adjunto do Sebrae.

O bom exemplo de que é possível driblar esses obstáculos e contornar muito bem a crise pode ser visto na história da empresária Cremilda Zerneri. A empresária apostou alto no negócio de vendas de artigos natalinos e contratou dezenas de funcionários temporários para atender bem aos clientes neste fim de ano. "Eu sempre falo que comércio é um risco e é quase um jogo; então nós temos que apostar. Se não apostar, não vamos ter a chance de ganhar e eu quero vencer", ensina Cremilda.

O programa também ouviu um especialista em contas para mostrar as possíveis armadilhas para o consumidor no momento de crise e um advogado especialista em Direito do Trabalho que explica as regras de contrato de emprego temporário, muito utilizado nesta época de férias e fim de ano.

Isso e muito mais você confere no Repórter Justiça.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/


Nenhum comentário:

Postagens populares