sábado, 5 de dezembro de 2015

Meio Ambiente por Inteiro

Meio Ambiente por Inteiro mostra relação entre animais peçonhentos e o homem

O programa desta semana mostra a complicada relação entre animais venenosos e o homem. A falta de planejamento na infraestrutura das cidades tem aumentado o número de pessoas picadas. De acordo com o Ministério da Saúde, as ocorrências pularam de 75 mil para 162 mil entre 2003 e 2013. Acidentes com aranhas tiveram um boom na década de 80, principalmente em algumas cidades do Paraná. Em 2014, foram registradas quase 30 mil picadas de aranha em todo Brasil. Os dados de ataques provocados por cobras também são considerados altos, atribuídos à expansão de hidrelétricas pelo país e à abertura de espaços anteriormente cobertos com mata nativa.

A equipe de reportagem do programa percorreu alguns pontos da capital federal para mostrar a proliferação de peçonhentos em áreas comerciais e residenciais. Você vai conhecer a história da professora Renata Almeida: ela foi picada por um escorpião e teve sérias complicações de saúde. A toxicologista Elisabeth Schwartz, professora da Universidade de Brasília, dá orientações sobre o que fazer quando a pessoa é picada. “O atendimento precisa ser rápido. A partir do diagnóstico começa o tratamento para cortar o efeito do veneno”, afirma.

No programa você vai entender como agem escorpiões, aranhas e cobras dentro da zona urbana. Um biólogo do zoológico de Brasília explica as características de cada animal. Animais peçonhentos podem ser domesticados? O que fazer ao encontrar uma cobra dentro de casa? O mercado de cobras é autorizado no Brasil? Essas e outras perguntas são respondidas no Meio Ambiente Por Inteiro.

Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/


Nenhum comentário:

Postagens populares