sábado, 6 de fevereiro de 2016

Meio Ambiente

Como atender à demanda do mercado brasileiro por peixe sem estimular a pesca predatória
 
Os repórteres do Meio Ambiente por Inteiro que vai ao ar nesta semana conversaram com produtores de peixe em cativeiro e descobriram que existe um mercado aquecido de compra e venda de espécies de água doce e salgada. A média de consumo per capita de peixe no Brasil chega a nove kg por ano. Alguns criadouros chegam a produzir 60 toneladas ao ano em seis tanques controlados.

“Cheguei a produzir 60 toneladas de tilápia por ano, mas pretendo reduzir um pouco para diminuir os custos com ração”, explica o piscicultor Léo Hildebrand . “O custo do quilo da tilápia é alto por causa da ração. Estamos pesquisando fontes alternativas de proteína para reduzir a despesa”, acrescenta o produtor.

A grande “rainha” do cativeiro vem sendo a tilápia, originária do Egito e que deve ser comercializada a partir dos 800 gramas. Fora desse peso, há um risco de crime ambiental por pesca predatória.

O programa desta semana mostra, ainda, a tecnologia de colocação de mais oxigênio na água dos tanques. Traz também entrevistas com técnicos da Emater e veterinários que detalham processos para melhor manejo ambiental da piscicultura moderna. “Estamos descobrindo a piscicultura do futuro, sem gastar água”, anuncia o veterinário Angelo Costa, que oferece cursos de capacitação a pequenos produtores do Distrito Federal e entorno.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/


Nenhum comentário:

Postagens populares