quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Programa Iluminuras

Iluminuras entrevista autor sobre o acesso à Justiça

No programa desta semana você vai conhecer a biblioteca Desembargador Antônio Mello Martins, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Ela foi fundada em 1960 e guarda mais de 32 mil títulos.

O quadro Encontro com Autor apresenta uma conversa com o juiz de Direito Luiz Felipe Siegert Schuch. Ele vem ao programa para falar sobre a obra: "Acesso à Justiça e Autonomia Financeira do Poder Judiciário - A Quarta onda?". Na entrevista, o juiz de Direito destaca que "quando se trata de acesso à Justiça, que é um tema bastante estudado na academia, nós vemos esse estudo por vieses diferentes. Uns no aspecto processual, (...) outros no aspecto da assistência judiciária (...), mas o que eu procurei enfocar nesse livro é a ligação existente entre o acesso à Justiça, como um Direito Fundamental, e a capacidade do Poder Judiciário de se estruturar de forma capaz de atender essa demanda por jurisdição, que vem do acesso à Justiça".

O Iluminuras mostra ainda uma seleção com alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: "Previdência Privada", de Jerônimo Jesus dos Santos, da Editora Rio de Janeiro; "Direito Penal do Trabalho", de Ricardo Antônio Andreucci, da Editora Saraiva; e "Direito Processual Penal", de Denílson Feitoza, da Editora Impetus.

E no Ex-Libris você vai fazer um passeio pela biblioteca pessoal de Marcelo Nobre, conselheiro do CNJ. Ele herdou o gosto pela leitura dos pais e do irmão mais velho, e desde criança, adora ler biografias e discursos de grandes políticos.


Nenhum comentário:

Postagens populares