quinta-feira, 11 de março de 2010

Programa Carreiras

Carreiras mostra como é a profissão de uma delegada de polícia

No Carreiras desta semana você vai ver que usar saia e passar batom não é sinônimo de fragilidade. A jornalista Noêmia Colonna conversa com a delegada-chefe de polícia da Delegacia de Atendimento à Mulher, no Distrito Federal, Sandra Gomes Melo. Ela atua nesta profissão há 14 anos, desde que passou no concurso público. Sandra diz que já na faculdade decidiu que seria delegada de polícia. "Como policial e delegada, a gente sente o calor dos acontecimentos no momento em que o fato acontece. Isso é apaixonante!", afirma.

O programa recebe ainda a participação do estudante de direito Anderson Lima. Ele tem várias dúvidas sobre a atuação de uma delegada. Uma delas é saber que formação é necessária para trabalhar bem neste ramo. "Nós estudamos disciplinas como sociologia e vitimologia. Mas uma coisa tem que ficar muito clara: para atuar nesta área você tem que ir além. Tem que pensar de forma mais global, mais voltada para educação, porque você lida com pessoas que vivem numa situação de desestrutura social", explica.

E para se dedicar ainda mais, Sandra diz que é preciso ler muito. Ela dá dica dos livros importantes para quem quer se tornar uma exímia delegada de polícia. No entanto, ela afirma que nem só de leitura ou trabalho vive uma delegada. Ela conta que o hobbie é confraternizar com os amigos. Seja em casa ou no trabalho. Na própria delegacia ela mostra uma bandeja especialmente preparada com bules, geléias e biscoitos para ter um momento de descontração. "Quando dá tempo a gente sempre faz um lanchinho, mesmo porque acontece, e não é raro, de não ter horário para ir embora. Como nós temos dedicação exclusiva, se não der para almoçar nós não vamos almoçar. Então a gente tem que estar preparado com um lanchinho, um chá ou um biscoito," ri.


Livros indicados:

CÓDIGO PENAL INTERPRETADO
Julio Fabbrini Mirabete

CÓDIGO DE PROCESSO PENAL ANOTADO
Damásio E. De Jesus

LEGISLAÇÃO DA MULHER
A Edições Câmara

Nenhum comentário:

Postagens populares