quinta-feira, 11 de março de 2010

Programa Fórum

Fórum debate a expansão do mercado editorial de literatura jurídica

A quantidade de cursos de Direito cresceu sensivelmente nos últimos anos no Brasil. Com isso, houve um aumento na publicação de obras voltadas ao meio jurídico, tornando-se, então, um negócio ainda mais rentável. Mas, será só esse o motivo de tanto crescimento? A resposta você encontra no programa Fórum desta semana.

Otávio Luiz Rodrigues Junior, que faz parte de conselhos editoriais de algumas editoras, defende que a expansão desse setor se deu por um conjunto de fatores, como a abertura de concursos públicos que exigem conhecimentos na área do Direito, maior acesso às obras por causa da internet e o preço. "Houve uma queda no custo industrial da produção de livros", explica Otávio Luiz, um dos convidados do programa.

Diante dessa afirmação, o jornalista Rimack Souto questiona se os livros ainda não estão muito caros no Brasil. "Essa questão do preço está mais relacionada ao poder aquisitivo que com o custo da obra", responde o editor executivo do Anuário da Justiça 2010, Maurício Cardoso, o outro convidado do Fórum.

Otávio Luiz e Maurício Cardoso discutem o problema das cópias das obras literárias, comuns principalmente nas universidades. Eles explicam ainda todo o caminho que um livro percorre desde as primeiras palavras escritas pelo autor até chegar às mãos do leitor.

Nenhum comentário:

Postagens populares