sexta-feira, 12 de março de 2010

Repórter Justiça

Repórter Justiça analisa a violência nos campos de futebol

O Repórter Justiça desta semana tenta identificar os motivos por trás da violência que tem transformado estádios de futebol em praças de guerra campal. A busca de soluções conta com a participação de diversos atores sociais e institucionais, como o Ministério Público.

Muitas vezes as torcidas organizadas se comportam como gangs de rua, sempre prontas a desencadear a violência e o pânico. Para a socióloga Maria Stela Grossi Porto, "as torcidas organizadas atuam em grupo... e em grupo agem de forma distinta da atitude individual e isso inclui a violência. Já o deputado estadual Fernando Capez, procurador de Justiça licenciado, que combateu ativamente a violência das torcidas organizadas em São Paulo, realizou várias pesquisas durante sua atuação à frente do Ministério Público e apurou que 15% dos integrantes de torcidas organizadas tinham antecedentes criminais.

Que medidas o Brasil deve tomar para inibir a violência e pacificar os estádios? Que exemplos outros países que conseguiram extirpar o problema podem nos oferecer? As sugestões vão desde a criação de delegacias e juizados especiais até a criação de uma carteira nacional de identificação de torcedores, dentre outras idéias.

Qual será a melhor solução para pelo menos minimizar as atitudes destes vândalos travestidos de torcedores?

Nenhum comentário:

Postagens populares