sábado, 17 de abril de 2010

Programa Brasil.Jus

Brasil.Jus viaja por cidades mineiras

O programa Brasil.Jus mostra como as ações da Justiça de primeira instância mudam a vida de comunidades inteiras pelo país a fora.

Nesta semana, a equipe de reportagem está em Minas Gerais. Nossa primeira parada é em Ouro Preto, a primeira cidade brasileira a ser declarada patrimônio histórico e cultural da humanidade.

Entre as curiosidades, vamos conhecer as obras do mestre artesão Aleijadinho. E ver como o artista inspirou o Tribunal de Justiça da cidade. A juíza Lúcia Albuquerque criou justamente o projeto Aleijadinho, que dá oportunidades para crianças e jovens que sonham um dia ser atletas. Além disso, o projeto fechou parceria com o Senai e estudantes estão se profissionalizando em diversos tipos de atividades. "Nós temos um problema sério aqui em Ouro Preto, que é o consumo de drogas (...) Não adianta a gente sair prendendo, julgando (...) Tem que tentar resgatar esses jovens da droga. Você vê um jovem em uma cela por ter praticado um furto, você conversa com ele, dá uma oportunidade (...) e ele hoje tem família (...) Você vê que não é utopia. Tem gente precisando de uma mão, de uma ajuda", defende a juíza.

De Ouro Preto para Manhuaçu. A cidade mineira é considerada um pólo agrícola na produção de café e fica a 288 quilômetros da capital, Belo Horizonte. Vamos ver que a maior preocupação dos moradores é com o rio que corta a cidade. Está poluído e, quando chove, sobe demais, destrói casas e ruas com as enchentes. Uma ação da Justiça de primeira instância deu início a um processo de mudança para o rio Manhuaçu. Uma sentença da juíza Renata Pacheco obrigou a prefeitura a construir estações de tratamento de esgoto. A ideia é despoluir o rio em até 10 anos. A juíza determinou também a inclusão de educação ambiental nas escolas públicas municipais. E mais, proibiu a construção de novas casas à beira do rio. "Queremos que nossos filhos tenham essa conscientização. Se daqui pra frente todas as escolas tiverem uma campanha de política ambiental acredito que a próxima geração vai ter a preocupação de preservar a natureza, o que vai trazer excelentes resultados para o planeta", enfatiza a juíza Renata.

Nenhum comentário:

Postagens populares