quinta-feira, 15 de abril de 2010

Programa Carreiras

Carreiras aborda o trabalho de um advogado da União

A Advocacia-Geral da União foi criada pela Constituição Federal de 1988 e figura como uma das funções essenciais à justiça. O Carreiras desta semana mostra como é a profissão de quem trabalha nessa instituição. A jornalista Noemia Colonna conversa com André Gustavo Alcântara, que atua em Pernambuco. "A missão da AGU é representar a União judicialmente e extrajudicialmente e prestar consultoria e assessoramento jurídico ao Poder Executivo", explica André.

O programa conta com a participação do estudante de Direito Pedro Oliveira. Ele conversa com o advogado da União sobre como é a atuação daqueles profissionais que tratam apenas dos casos que envolvem crimes militares. "Nós vamos a juízo defender as razões que envolvem os interesses das Forças Armadas. Então, por exemplo, se um comandante militar dá uma ordem e ela é desrespeitada, e se esse caso chega ao Judiciário, quem vai proteger o interesse do comandante para garantir a hierarquia e a disciplina é a Advocacia-Geral da União", afirma.

Você vai ver ainda as dicas de leitura para quem quer ingressar nessa carreira. Um dos livros que André indica é Introducción al Derecho, de Enrique R. Aftalión. "Essa obra forma o estudante em Ciência Jurídica", explica o advogado da União.


Livros indicados nesta semana:

INTRODUCCIÓN AL DERECHO
Enrique R. Aftalión
José Vilanova
Julio Raffo

METODOLOGIA DA CIÊNCIA DO DIREITO
Karl Larenz

DIREITO CONSTITUCIONAL E TEORIA DA CONSTITUIÇÃO
J. J. Gomes Canotilho

Nenhum comentário:

Postagens populares