domingo, 30 de maio de 2010

Programa Academia

Academia discute tema de dissertação que trata dos fundos de capital

O programa Academia promove um debate inédito na televisão brasileira: "Regulação dos Investimentos de Private Equity e Venture Capital no Brasil". Trata-se da dissertação de Henrique Vitali Mendes, apresentada ao programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário de Brasília - UniCeub, para a obtenção do título de Mestre em Direito.

O estudo aponta que no Brasil os fundos de capital são vistos como verdadeiros fenômenos econômicos. São eles que viabilizam investimentos socialmente úteis à coletividade e, na medida em que o mercado financeiro não atende à demanda do setor produtivo por recursos, são os fundos de capital produtivo que se tornam opções atrativas de capitalização para as empresas. No trabalho, Vitali destaca: "O tema carece de doutrina especializada no Brasil. Trata-se de uma pesquisa sócio-jurídica porque esses fundos se inserem num contexto econômico da nova era que a economia brasileira atravessa, desde a era do Plano Real e da solidificação da nossa moeda e da estabilização de preços que, dizem os economistas, domaram o dragão da inflação".

Walter Moura, mestre em Direito, e Marlon Tomazette, mestre em Direito de Relações Internacionais, debatem o assunto. O programa Academia apresenta ainda a bibliografia utilizada neste estudo e as dicas de André Brawerman, doutor em Direito Constitucional pela PUC/SP, no quadro Mestres de Doutores. Já no Perfil, um pouco da trajetória do ministro e jurista Amaro Cavalcanti.

Nenhum comentário:

Postagens populares