sexta-feira, 4 de junho de 2010

Repórter Justiça

Repórter Justiça mostra a situação do bioma Cerrado

O Repórter Justiça desta semana aproveita as comemorações relativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente para falar sobre o cerrado brasileiro, um bioma único e frágil.

É o segundo maior bioma brasileiro, com 33% da biodiversidade do país e considerado como a savana mais rica do mundo, mas está ameaçado de extinção. Em apenas quarenta anos metade da área de abrangência já foi destruída.

O que tem sido feito para conter o desmatamento do cerrado e preservá-lo? Somente vinte por cento do cerrado estão plenamente conservados, o que significa dizer que se nada for feito, em poucos anos boa parte das espécies vegetais e animais que compõem o ecossistema vão deixar de existir. Por causa disso o cerrado tem sido palco de projetos que visam a preservação e recuperação da área, como o plano de combate ao desmatamento.

Para a pesquisadora Lidiamar Barbosa, da área de restauração ecológica da EMBRAPA Cerrados, "... nós estamos buscando testar algumas metodologias para acelerar o processo de restauração, então a gente vai utilizar espécies arbóreas e arbustivas nesse processo de acelerar a restauração e que sejam atrativas à fauna."

Você conhecerá histórias de gente que encontrou no cerrado a forma de sobreviver e ter sucesso profissional de maneira sustentável ao produzir alimentos e acessórios que valorizam o potencial da região.

Nenhum comentário:

Postagens populares