sábado, 8 de maio de 2010

Programa Brasil.Jus

Brasil.Jus exibe retrospectiva de visita à Região Sul

O Brasil.Jus traz uma retrospectiva especial sobre os municípios visitados na região Sul do país. Primeiro, vamos mostrar a atuação do Judiciário para melhorar a vida da comunidade de Cornélio Procópio, no Paraná. A cidade é famosa por ter um Museu de História Natural. Um total de 1500 animais empalhados estão em exposição. A aparência dos bichos impressiona! E um morador chamou a atenção da nossa equipe: Tião da Mulinha, aos 81 anos, roda pela cidade cantando músicas no estilo country, se apresenta em uma rádio local e até já gravou um cd.

O Judiciário também sabe envolver a população em um projeto chamado "Cornélio Solidária". São várias ações no asilo e na creche pública do município. O projeto conta sempre com doações e parcerias com empresas. Para o time de futebol das crianças de um bairro carente, por exemplo, até uniformes e lanche reforçado foram conseguidos para um time de futebol de crianças carentes de Cornélio.

Ainda no Paraná, o Brasil.Jus chega a União da Vitória. Uma cidade que oferece passeios em uma Maria Fumaça. Lá, a educação é o ponto forte: 97% da população sabem ler e escrever. Conferimos ainda o programa de ressocialização de presos: por meio de um convênio com uma fábrica de utensílios domésticos, várias presidiárias têm ocupação e salários garantidos enquanto cumprem pena no município.

Já em Santa Catarina, nossa parada é em Lages, um lugar rodeado de pinheiros que serve de matéria-prima para dezenas de fábricas de móveis. Lages tem ainda uma população predominantemente feminina. Um projeto pioneiro no município é orgulho dos moradores: o "Paternidade Responsável", que busca facilitar os acordos judiciais e a realização de exames de DNA para que todos tenham o nome do pai nos documentos. Graças a um convênio com um laboratório local, o exame de paternidade sai pela metade do preço.

E para fechar a visita às terras catarinenses, nossa equipe desembarca em Canoinhas. Um lugar aconchegante, colonizado por europeus e que tem várias plantações de erva-mate - a base para o chimarrão, bebida bastante consumida no sul do país. O Conselho da Comunidade de Canoinhas, com o apoio de juízes do município, tem feito a diferença para ajudar a população que precisa. Como por exemplo, as famílias de presos. Por meio de parcerias, elas recebem cestas básicas. O Conselho serve ainda como intermediário de importantes doações para um abrigo de crianças e para Associação Canoinhense de Deficientes.

Nenhum comentário:

Postagens populares