domingo, 2 de maio de 2010

Programa Refrão

Refrão recebe o cantor Diogo Nogueira

O Refrão desta semana recebe o cantor e compositor Diogo Nogueira. Ele interpreta a música "Tô fazendo a minha parte", uma composição de Flavinho Silva e Gilson Bernini. A canção está no 2º álbum lançado pelo artista, que tem o mesmo nome. No programa, Diogo Nogueira resume o principal objetivo da música: "ela mostra a luta do trabalhador brasileiro, pelo pão de cada dia". E explica também o que é fazer a própria parte: "é trabalhar com dignidade, sempre respeitando as pessoas e buscando o melhor na vida", destaca o artista.

Em entrevista à jornalista Tatiana Cochlar, o sambista também fala sobre as dificuldades que os trabalhadores enfrentam, principalmente os de baixa renda, por causa do excesso de impostos cobrados no Brasil. O economista Luiz Zottmann põe a conta no papel e explica quanto empregados e patrões pagam por tributos e descontos sociais atualmente. O Refrão mostra ainda as contas do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos - sobre o salário mínimo. Para compensar as perdas e fazer valer o que diz a Constituição, ele deveria ser de aproximadamente dois mil reais - isso para uma família de 2 adultos e 2 crianças. Vale lembrar que, segundo a Carta Magna, esse salário deve ser capaz de atender as necessidades básicas do trabalhador e sua família como moradia, alimentação, saúde, educação e lazer.

O cantor e compositor de 28 anos, filho do sambista João Nogueira, fala ainda sobre a importância do engajamento de artistas em questões sociais.


Confira a letra da canção:

Tô Fazendo A Minha Parte
Composição: Flavinho Silva e Gilson Bernini

Tô saindo pra batalha
Pelo pão de cada dia
A fé que trago no peito
É a minha garantia
Deus me livre das maldades
Me guarde onde quer que eu vá
Tô fazendo a minha parte
Um dia eu chego lá
Todo mês eu recebo um salário covarde
No desconto vai quase a metade
E o que sobra mal dá pra comer
Eu sou pobre, criado em comunidade
Lutando com dignidade, tentando sobreviver
Quem sabe o que quer nunca perde a esperança, não
Por mais que a bonança demore a chegar
A dificuldade também nos ensina
A dar a volta por cima e jamais deixar de sonhar...

Nenhum comentário:

Postagens populares