sábado, 17 de julho de 2010

Programa Carreiras

Carreiras mostra como se tornar procurador da Fazenda Nacional

Em entrevista com o procurador Aldemário Araújo Castro, o programa aborda os caminhos para se alcançar a carreira jurídica de procurador da Fazenda Nacional. O cargo tem atuações consultivas e administrativas. "Atuação judicial, quando se faz cobranças dos créditos que não foram pagos. Também há uma atuação judicial de defesa quando se defende o pagamento regular dos tributos (...) no campo de atividades consultivas, os procuradores da Fazenda fazem consultoria e assessoramento jurídico do Ministério da Fazenda nas várias áreas, e um conjunto de atividades administrativas, tanto da própria Procuradoria como da administração da dívida ativa", explica Araújo.

Existem atualmente dois mil cargos ocupados em todo o país e quatrocentas vagas restam ser preenchidas por meio de um concorrido concurso. Do candidato são exigidos conhecimentos principalmente nas áreas de Direito Tributário e Administrativo e, há cerca de um ano e meio, mais uma etapa de seleção foi acrescentada. Nela os conhecimentos são defendidos oralmente. A exemplo de outros concursos da magistratura são feitas provas de múltipla escolha numa primeira fase, provas subjetivas em seguida, a avaliação oral e depois uma análise de títulos. Saiba porquê vale a pena investir. Um dos assuntos desse bate papo é a remuneração inicial da carreira.

Aldemário Araújo Castro passou no primeiro concurso que fez para procurador da Fazenda Nacional, em 1993, e já ocupou cargos de Coordenador-Geral da Dívida Ativa da União, Corregedor-Geral da Advocacia da União e Procurador-Geral Adjunto da Fazenda Nacional e dá as dicas para quem quer entrar para a área. "Vai encontrar uma carga de trabalho significativa, um pouco maior, um pouco menor, dependendo de onde ele esteja. Um trabalho em que o material usado sofre mudanças, a legislação, então, é preciso ter uma boa dose de disposição, de espírito público e de conhecimentos para enfrentar a Procuradoria", conta.

Paulo Cezar Soares Campos faz pós-graduação em Direito Tributário e participou do programa para conhecer de perto a atuação do procurador da Fazenda Nacional. Fez perguntas ao entrevistado, conheceu o ambiente de trabalho e mostrou grande interesse em seguir nessa profissão.

Alguns livros importantes para o ingresso na carreira foram indicados no programa, um deles escrito pelo próprio Aldemário Araújo - "Primeiras Linhas de Direito Tributário". "O objetivo do livro é justamente ser lido por quem nunca estudou Direito Tributário e precisa fazer a primeira aproximação. Tanto para estudantes de graduação quanto para estudantes voltados para concurso", conta o autor.

Descobrimos que o procurador é professor universitário e além de dar aulas, transmite conhecimentos também pela internet. Aldemário Araújo tem o hobbie de manter uma página pessoal na web onde publica artigos, homenageia a família, o time do coração e ainda idealiza a concepção visual.

Nenhum comentário:

Postagens populares