sábado, 2 de abril de 2011

Programa Fórum

Fórum fala sobre as novas formas de coerção

A violência escolar é uma ameaça às crianças e adolescentes, o chamado bullying. Infelizmente, esse é um termo que está na moda devido aos inúmeros casos de perseguição e agressão detectados nas escolas. Outro tormento para estudantes são os trotes universitários, aquelas brincadeiras que "tradicionais" feitas com calouros ao ingressarem nas universidades e que a cada dia estão mais violentos. O trote acontece todo início de calendário acadêmico e a discussão sobre sua violência também continua. Para falar sobre bullying e o trote nas universidades Rimack Souto recebe no Fórum desta semana a diretora de Cidadania, Adriana Costa de Miranda e o assistente social, especialista em trotes universitários, Vicente Faleiros.

O bullying se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e recorrentes, sem motivo aparente. Hoje, ele é considerado pelos especialistas um problema mundial, que pode acontecer em qualquer contexto no qual as pessoas convivam. Segundo Adriana Miranda o bullying é claramente uma expressão de agressão. "Ele que ocorre nas relações interpessoais. É uma violência que tem um perfil específico porque ela é intencional e repetitiva", explica.

Vicente Faleiros afirma que nesses casos o que está em jogo é a violação da dignidade da pessoa, que é inferiorizada pelo outro. "O bullying tem como objetivo ferir, humilhar, desqualificar e agredir fisicamente para tornar o outro inferior." Segundo o especialista o trote na realidade também é uma forma de bullying. "Ele se traduz na prática como um ritual de iniciação. É um ritual que pode ter também um caráter de humilhação". Para ele a única maneira de frear os trotes violentos é a conscientização nas universidades. "Há uma campanha dos reitores e das instituições. Temos que realizar um trabalho educativo com os veteranos e também nos cursinhos para que os calouros não aceitem essa situação.", afirma Vicente Faleiros.

O Fórum tem um canal direto com você. Encaminhe a sua sugestão para fórum@stf.jus.br

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares