segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Justiça em Foco

Justiça em Foco entrevista o presidente do Tribunal Superior Eleitoral - TSE

Você vai conhecer a trajetória de Ricardo Lewandowski, que concluiu o curso de Ciências Políticas e Sociais na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, no mesmo estado. É mestre, doutor e livre-docente em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e master of arts em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufs University, administrada em cooperação com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Ricardo Lewandowski foi advogado militante e exerceu várias funções ligadas ao magistério; ainda hoje é professor titular de Teoria do Estado na Faculdade de Direito da USP. Foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal em março de 2006. Em junho do mesmo ano, passou a integrar também o Tribunal Superior Eleitoral, onde exerce desde abril de 2010 o cargo de presidente. É autor de vários livros e tem inúmeros artigos jurídicos publicados em revistas e jornais especializados.

Pesquisa

O Brasil tem quase 136 milhões de eleitores aptos a votar. Você vai saber qual é a composição do eleitorado brasileiro por sexo e faixa etária. No programa, você vai ver ainda o resultado de uma pesquisa qualitativa sobre o ânimo do eleitor em relação à política e à compreensão sobre as eleições de 2010. As eleições gerais de 2010 foram presididas pelo ministro Ricardo Lewandowski.

História

A história da Justiça Eleitoral e do Tribunal Superior Eleitoral também está no programa Justiça em Foco desta semana. A Justiça Eleitoral, criada em 1932, é responsável por todos os trabalhos relativos à eleição -- do cadastramento de eleitores à diplomação dos candidatos eleitos. O TSE, criado no mesmo ano, tem a missão de garantir à sociedade a plena manifestação de sua vontade, pelo exercício do direito de votar e ser votado.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares