sábado, 2 de novembro de 2013

Forum

O Estatuto do Torcedor e as torcidas organizadas

Futebol, paixão nacional que arrasta uma multidão país afora. Mas o que era para ser diversão, às vezes, acaba em tragédia. As brigas e confusões entre torcidas organizadas estão cada vez mais frequentes. 

A discussão do Fórum desta semana é sobre o que pode ser feito para mudar essa realidade dentro dos estádios. Para o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, um conjunto de fatores resulta na violência dentro dos estádios. “Essas novas arenas vieram um pouco à frente do seu tempo. Todas as construções estão habilitadas para jogos do porte de uma Copa do Mundo, de eventos internacionais, mas não estão em condições de receber partidas internas locais por conta da falta de separação entre as torcidas e de um confronto cada vez mais violento entre as torcidas organizadas”, declara.

O advogado criminalista Márcio Palma acredita que algumas medidas devem ser tomadas até a Copa do Mundo para garantir a segurança durante as partidas de futebol. Uma delas é responsabilizar os clubes. “Essa medida traz efetividade porque os torcedores não terão interesse de que seu clube seja penalizado por ato de um ou outro grupo que vai ao estádio causar confusão”, diz.

Tanto o advogado Marcio Palma quanto o procurador desportivo Paulo Schmitt compartilham da mesma opinião: “Que muitos ajustes ainda devem ser feitos para que a torcida cumpra o seu papel como parte do espetáculo que é o futebol”.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares