sábado, 2 de novembro de 2013

Memórias da Democracia

Uma Justiça necessária ao processo democrático

A série “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia” traz esta semana o depoimento do ministro Aldir Passarinho, que presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 1989. “Minha passagem pelo Tribunal Superior Eleitoral foi um período de muita responsabilidade e trabalho, mas, felizmente, tudo foi levado a bom termo. O ambiente sempre foi excelente e isso proporcionava uma eficiência muito grande nos trabalhos porque essa harmonia, esse entendimento que havia, logicamente, influía na produção de todos”.

Na segunda parte do programa, o ex-presidente do TSE conversa com José Pedro Mattoso, que foi diretor-geral do tribunal de 1987 a 1989. Juntos, eles relembram o trabalho para fazer o cadastramento eleitoral e acabar com as fraudes. “Esse aperfeiçoamento foi conseguido com muita luta através dos tempos, porque os interesses dos políticos que manobravam o voto realmente eram contrários a esse sistema. Foi um período realmente trabalhoso e esse período trabalhoso continua. Cada eleição que vem é um volume de trabalho que se acresce enormemente ao tribunal, mas, de outra parte, hoje há recursos modernos de comunicação que facilitam extraordinariamente,” avalia o ministro.

Aldir Passarinho acredita que a Justiça Eleitoral é uma instituição necessária ao processo democrático. “Se não houvesse a Justiça Eleitoral, como seriam escolhidos os nossos dirigentes? A única forma democrática conhecida é, realmente, a realização de eleições livres. Sem elas não há democracia. E, como disse um pensador, a democracia pode não ser a melhor forma, mas é a melhor das que se conhece”.

A série de documentários “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia” é um resgate da história da Justiça Eleitoral do Brasil. Ex-presidentes do Tribunal Superior Eleitoral, que participaram ativamente da construção e fortalecimento da democracia brasileira, contam um pouco da história recente da Justiça Eleitoral, narram fatos que marcaram o país e curiosidades de bastidores. Depoimentos de personalidades que vivenciaram importantes períodos da construção da nação e que mostram a importância do voto, da liberdade de escolha dos representantes e de eleições limpas e transparentes.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares