quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Artigo 5º

Programa Artigo 5º discute o voto feminino
 
A Constituição Federal determina que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Diz ainda que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. Mas como esta igualdade funciona na hora do voto? O programa Artigo 5º desta semana mostra as conquistas femininas nas eleições para cargos públicos.
 
O voto feminino é debatido com Teresa Cristina Marques, professora de História da Universidade de Brasília (UnB), e com Emannoel Campello, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A professora Teresa Cristina explica que a conquista do Direito ao voto ajudou a garantir o reconhecimento da importância das mulheres na vida pública: “O voto foi o 1º passo.
 
Nada mais teria sido alcançado se a voz das mulheres não tivesse sido ouvida também no espaço político”. Para o conselheiro Emannoel Campello, especialista em Direito Eleitoral, a conquista do voto feminino mudou a forma de tratar a política no Brasil. “Na medida em que os candidatos passam a ter um discurso de inclusão, isso também chama as mulheres para uma participação mais ativa. Hoje, é impossível uma candidatura que não pense neste eleitorado”.
 

Nenhum comentário:

Postagens populares