sábado, 15 de março de 2014

Fórum

Programa Fórum da semana fala sobre gasolina

Análises feitas por especialistas de mercado mostram que, no último ano, o reajuste da gasolina brasileira ficou entre os maiores do mundo. Esse dado foi obtido após o estudo de números da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Agência Internacional de Energia (AIE). Mas, se o Brasil é um país produtor de petróleo, por que o combustível chega mais caro ao consumidor? Esse é o tema do programa Fórum.

O pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) José Mauro de Morais explica que, na verdade, o valor da gasolina brasileira está defasado em relação ao custo de importação. “Os reajustes praticados nos últimos dois anos foram uma tentativa de reposição de preços. Essa é uma ação do governo para acertar os valores e a Petrobrás não ficar no prejuízo com a gasolina”, diz.

O advogado Adriano Trindade, que também participa do programa, fala sobre o petróleo. Ele lembra que, em 1995, houve a quebra do monopólio na produção e refino desse recurso. "Essa flexibilização teve por objetivo abrir mercado para que outras empresas pudessem participar das etapas de produção, pesquisa e refino do petróleo, justamente com o objetivo de abrir o setor para a dinâmica de mercado e competição na prática dos preços”, detalha. Mas Adriano acrescenta que, ainda assim, a Petrobrás tem grande participação no mercado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então você não pode perder o Fórum desta semana.

Sugestões e dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: forum@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares