domingo, 4 de maio de 2014

Academia

O Direito à Internação Psiquiátrica no Sistema Único de Saúde e no Sistema de Saúde Suplementar: As Representações Sociais do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP)

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, 3% da população sofrem com transtornos mentais graves e persistentes. E 6% apresentam transtornos psiquiátricos em virtude do uso de álcool e outras drogas. 
Recentemente, a assistência à saúde mental levantou questionamentos entre operadores do Direito e profissionais de Assistência à Saúde sobre as internações psiquiátricas por via judicial. E qual tem sido o entendimento do Poder Judiciário sobre as internações psiquiátricas? A resposta está no Academia desta semana.

O programa apresenta tese apresentada por Rachel Salvatori à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP/SP) para obtenção do título de doutora em Ciências no Programa de Enfermagem Psiquiátrica.

Para participar do debate sobre esse estudo, foram convidados Alexandre Rozenwald, psiquiatra do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), e Ramiro Nóbrega Santana, coordenador do Núcleo da Saúde da Defensoria Pública do Distrito Federal.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares