quarta-feira, 7 de maio de 2014

Artigo 5º

Programa Artigo 5º fala sobre cidadania

A Constituição Federal tem entre seus fundamentos a cidadania e a dignidade da pessoa humana. E, no Artigo 5º, fala sobre todos os direitos e garantias fundamentais. Quanto mais cedo a gente aprende sobre nossos direitos, mais cedo podemos cobrá-los. O programa Artigo 5º desta semana fala sobre o exercício da cidadania, que deve começar o mais cedo possível.

A cidadania é debatida com Otávio Forte, presidente do Instituto Goiano de Direito Constitucional. O advogado relata as experiências realizadas em escolas e como as crianças se interessam pelo Direito. “As crianças são ávidas pelo conhecimento. Então, dentro de uma linguagem acessível, elas conseguem entender aquilo que é básico numa sociedade. O respeito aos deveres e o exercício dos direitos. Direitos estes que são baseados num bem comum”, afirma.

O programa também conta com a participação de Lígia Pavan, doutora em filosofia pela USP e professora de Ética e Política na UnB. Ela ressalta que saber é poder. “Informação, conhecimento, educação... Isso é tudo na nossa vida. E a gente não tem tanta consciência disto, mas é importantíssimo conhecer nossos direitos e nossos deveres”.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares