segunda-feira, 5 de maio de 2014

Direito sem Fronteiras

Unesco é tema do Direito sem Fronteiras

Criada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), foi uma das primeiras agências especializadas da Onu. Desde então, vem desenvolvendo diversos trabalhos dentro dessas áreas para auxiliar os países na solução de problemas e no desenvolvimento interno. No Direito sem Fronteiras desta semana, você vai saber quais são os desafios da agência e como ela trabalha junto aos Estados-membros.

Mestre em Direito Internacional Fernando Henrique Fernandes conta que a preocupação com a cultura e a educação é antiga e já vinha sendo debatida antes mesmo do nascimento da Onu, o que mostra a relevância desses temas para a comunidade internacional. Ele destaca que a guerra teve grande influência na consolidação desse debate. “Quando a gente analisa as consequências da Segunda Guerra, percebe que um dos pontos foi a destruição do patrimônio histórico e cultural. (...) Isso gerou uma preocupação generalizada, principalmente no mundo ocidental: preservar não só a cultura existente mas também o livre acesso a ela”. 

A chefe da Assessoria de Coordenação, Planejamento e Estratégia do escritório da Unesco no Brasil Roberta Macedo Martins Guaragna explica que a Unesco desenvolve diversos projetos para melhorar a educação nos países. Outro foco é a preservação cultural. “A Unesco é berço da elaboração de várias convenções internacionais, que são documentos assinados pelos países-membros com o objetivo de preservar valores importantes para a organização. Temos convenções na área de cultura e temos também grandes programas na educação”. 

A atuação da agência na ciência e na área da comunicação. A preservação de patrimônios. Quer saber mais sobre isso? Então você não pode perder o Direito sem Fronteiras.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares