segunda-feira, 19 de maio de 2014

Direito sem Fronteiras

Países industrializados: o papel do G8 no mundo

Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Japão, Itália, Reino Unido e Rússia. Esses são os países que integravam o chamado G8, que voltou a ser G7 após a recente suspensão da Rússia.  E você sabe qual é o papel dessas nações e o impacto do impasse envolvendo a Ucrânia dentro desse grupo? Esse é o tema do Direito sem Fronteiras desta semana.

Um dos convidados do programa é o doutor em Direito Internacional Cachapuz de Medeiros. Ele explica que o grupo não é considerado um organismo internacional, mas, ainda assim, os países que o integram possuem uma forte influência mundial. “São os mais ricos discutindo uma agenda de questões que afligem a Humanidade. É um grupo importantíssimo no cenário internacional. As suas decisões têm uma influência enorme, mas não há um tratado que dê base para o seu funcionamento”, diz.

O programa tem também a participação do mestre em Relações Internacionais Matheus Pfrimer. Ele fala sobre a posição da Rússia dentro do grupo e aborda também o papel das nações para chamar atenção para diferentes temáticas. “A força de poder pressionar países que não pertencem ao grupo para que possam levar políticas de auxílio a outros países tem um peso muito grande. O G7 é uma coalisão e essa flexibilidade permite que o grupo possa pressionar movimentos entre Estados para medidas humanitárias, segurança e, principalmente, questões econômicas”.

Quer saber mais sobre o tema? Não perca o Direito sem Fronteiras.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares