sábado, 24 de maio de 2014

Meio Ambiente por Inteiro

O uso do bambu e a sustentabilidade

O programa Meio Ambiente por Inteiro traz como tema o bambu, da família das gramíneas, que conta com mais de mil espécies em todo o mundo. No Brasil existem aproximadamente 200 tipos. Há milênios, descobriu-se que a planta é uma grande aliada da construção civil por conta da durabilidade e da resistência, e isso fez com que China e Japão, inicialmente, investissem fortemente nesse tipo de arquitetura no início. Atualmente, o bambu é visto em diversas partes do mundo também como alternativa na preservação do meio ambiente.

E quem disse que o bambu se restringe à construção civil? São diversas as utilidades dessa espécie. A planta tem sido usada no artesanato, o que resulta na fabricação de diversos objetos diferenciados e no tratamento de esgoto doméstico. A técnica, desenvolvida na Europa, chegou ao Brasil, e a prática tem custo baixo e manutenção simples. O uso do bambu no Brasil foi tão difundido nos últimos anos que o assunto, em 2011, ganhou uma norma: a Política Nacional de Manejo Sustentado e Cultivo do Bambu.

Bambu e arte são uma combinação que tem dado certo. O programa mostra o trabalho da Companhia de Dança Nós no Bambu. Os artistas, em esculturas artesanais de bambu, fazem um show de acrobacias. ”Ele permite o manejo sustentável. Em comparação com aparelhos circenses, o impacto do bambu é muito menor. Além disso, é importante dizer que a gente não consegue dominar o bambu nos espetáculos. É preciso viver em harmonia com ele”, afirma Poema Mühlenberg, integrante da companhia de dança.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares