sábado, 9 de agosto de 2014

Meio Ambiente por Inteiro

Mais saudáveis e mais caros!

Quando o assunto é agricultura, existe um cultivo diferenciado: o dos orgânicos. Você vai saber, no Meio Ambiente por Inteiro desta semana, que produtos são esses, quais são as técnicas de cultivo, de colheita e de combate às pragas e o que faz dos orgânicos uma alternativa para o consumo. O programa mostra regras de produção e de comércio. Ainda revela que esses itens, por contarem com um processo de produção mais trabalhoso, chegam ao comércio com preço superior aos produtos tradicionais.

A produção de orgânicos exige técnicas específicas consideradas sustentáveis, que, na prática, representam o uso racional dos recursos e a substituição dos pesticidas por substâncias naturais. A equipe do Meio Ambiente por Inteiro percorreu propriedades rurais no Distrito Federal onde há cultivo de orgânicos. Para eliminar as pragas, os donos trocaram os agrotóxicos por calda de fumo de rolo, pimenta e homeopatia. Outra prática comum é o uso da adubação natural.

Mas, e o preço? Esse ainda é um problema que dificulta a popularização desses produtos. Eles são mais caros que os tradicionais. A equipe de reportagem do programa fez uma pesquisa nos supermercados. Por exemplo, a beterraba comum sai por menos de R$ 2,00 o quilo, enquanto a orgânica custa quase R$ 12,00 o quilo. “O orgânico é mais caro por conta do processo de produção, que exige, por exemplo, mais mão de obra”, explica Rogério Dias, coordenador de Agroecologia da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares