sábado, 13 de setembro de 2014

Fórum

Transplante de órgãos é tema do Fórum


O programa Fórum desta semana trata de transplante de órgãos. Tratamento que, em muitos casos, é a única solução para restabelecer a saúde de um paciente.  Os convidados do programa são o especialista em Direito da Saúde Victor Mendonça Neiva, e o coordenador de Transplante Renal do Centro de Transplante HUB/UnB, Dr.Giuseppe Gatto.


Entre os assuntos abordados no programa está a criação do Cadastro Técnico para doação de órgãos. “A partir do momento em que um órgão é disponibilizado, ele passa a ser  distribuído de acordo com as prioridades. A primeira delas é em relação a quem reside na cidade na qual o órgão foi ofertado, depois no estado. Em casos de órgãos que exigem compatibilidade, como o caso de um rim, é feita a busca por pessoas em todo o Brasil. Ou seja, cada órgão tem sua própria fila gerida de uma maneira”, afirma Giuseppe.

Outro tema debatido no programa é o fim da validade da declaração de doador de órgãos nas cédulas de identidade e carteiras de motorista, desde o ano 2000. “Mesmo que a pessoa deixe declarado em vida que quer ser um doador, após a morte quem decide é a família. Ou seja, após o falecimento, é a vontade da família que prevalece. Daí vem a importância de falar com a família sobre esse assunto”, esclarece Victor.

Quer saber mais? Então não perca o Fórum!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares