segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Direito Sem Fronteiras

OTAN completa 65 anos com novos desafios

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) completa 65 anos em 2014. Criada em plena Guerra Fria, a OTAN sobreviveu à queda do muro de Berlim (1989) e ao fim da União  Soviética (1991). Mais que isso: as ações militares intensificaram-se após esse período, revelam os convidados do Direito Sem Fronteiras.

“Em termos de combate, de emprego de larga escala, se é que a gente pode chamar o conflito do Afeganistão de larga escala, a gente só tem emprego efetivo de força depois da Guerra Fria. Até porque, à época da Guerra Fria, qualquer conflito seria decisivo”, afirma o professor de Direito Internacional Joanisval Gonçalves.

Ele e o professor de Relações Internacionais Carlos Caichiolo explicam ainda o contexto histórico que impulsionou o surgimento da Organização, falam do auge da crise ideológica entre OTAN e Pacto de Varsóvia (aliança militar de países socialistas), comentam o papel do grupo atualmente e enumeram os principais desafios para este século.

“Do ponto de vista organizacional, foi importante a manutenção da OTAN. É um foro internacional onde questões podem ser resolvidas. E o que foi mais relevante para a sua continuidade foi a reorganização em termos de atuação. Encerra-se o conflito ideológico e parte-se para outros objetivos: combate ao terrorismo, combate à pirataria e atuação em questões ambientais”, diz Caichiolo.

Não perca o Direito Sem Fronteiras!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares