sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Iluminuras

Ficção sobre o Vaticano e paixão pela literatura estão no programa Iluminuras

Iluminuras desta semana traz a bióloga e escritora Vânia Gomes e o advogado Eliardo Teles. No primeiro bloco, a bióloga apaixonada pelos clássicos da literatura brasileira e portuguesa fala sobre seu novo livro: “Histórias do Vaticano e outros contos”. Nele, a autora trata das alterações históricas, sociais e literárias que afetaram o Vaticano após a dupla canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII.

A paixão que terminou na Itália começou em Minas, ainda na infância. “A cultura religiosa em Minas é muito forte e, por esse motivo, eu cresci dentro da igreja. Quando eu frequentava a missa direcionada para crianças, levava o folheto dominical para casa e lá fazia toda a encenação da celebração. Eu queria ser padre e fiquei muito decepcionada quando descobri que esse ofício não contemplava as mulheres” diz.

O bate-papo do segundo bloco é com o advogado e professor Eliardo Teles. Ele diz que sua paixão pela literatura está entrelaçada ao Direito. “A literatura é uma forma de narrativa que busca ser verossímil dentro do seu universo. Isso é uma característica que eu acredito que pode ter vindo das formas narrativas do Direito, desde a idade média. Este tem uma maneira de narrar controlada, por isso vejo semelhança entre ambas”, explica.

Quer saber mais? Então não perca o Iluminuras!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares