sábado, 27 de setembro de 2014

Fórum

Fórum: do teste do pezinho à proteção da gestante, direito do recém-nascido é amplo

O direito da criança, desde antes do nascimento, é tema do programa Fórum desta semana, que recebe como convidados a advogada Regina Ribeiro e o médico pediatra Rodrigo Caldas.

A garantia está na Constituição Federal, no artigo 227, que estabelece direitos fundamentais à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à dignidade, ao respeito, além de estabelecer, ainda, proteção de toda forma de discriminação, exploração, violência.

Os convidados do programa destacam que é importante entender que o atendimento à criança é considerado integral, ou seja, inclui tanto o físico quanto o  psicológico, e, também, o acompanhamento à gestante. “Se acontecer um problema com a criança após um problema no atendimento à mãe, ainda na gestação, o fato pode ser considerado uma violação ao direito dos recém-nascidos”, diz Regina.

Segundo Rodrigo Caldas,  o Estado tem trabalhado para garantir a saúde dos pequenos. “A carteirinha de saúde do bebê é fornecida pelo Ministério da Saúde e deve ser entregue a todos os recém-nascidos e deve conter dados da criança, do pré-natal da mãe e, também, detalhes relacionados ao parto”, explica.

Isso e muito mais você vê no Fórum.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares