sábado, 11 de outubro de 2014

Repórter Justiça

Universo das artes e aspectos jurídicos

Em conceito, a arte é a expressão do ser humano relacionada às suas impressões do mundo, emoções, cultura e valores. Mas os artistas nascem com um dom especial ou podem aprender os talentos artísticos na escola? O Repórter Justiça visitou uma faculdade para mostrar a disciplina História da Arte, que está presente em muitos cursos, como o de Publicidade. Os estudantes consideram que aprender a origem dos movimentos artísticos na história da humanidade ajuda a entender que a arte é mais do que manusear uma “ferramenta” de criação. Ela envolve conceitos e técnicas úteis no mercado de trabalho.

O programa desta semana mostra ainda galerias e exposições de artistas brasileiros reconhecidos internacionalmente. Cada mostra depende de um profissional que seleciona a obra completa do artista e apresenta a síntese dela ao público. O curador extrai da coleção o que há de mais importante, fascinante e que retrata, com fidelidade, o autor. Toda obra é protegida por direitos autorais e nas artes plásticas não é diferente. A lei 9.610 de 1998 trata das autorizações necessárias do autor ou herdeiros para uso da obra.

Algumas obras de arte são tão valiosas que chegam a ser usadas para pagamento de dívidas milionárias. O Banco Central, em Brasília, mantem um acervo de cerca de 500 peças entregues em pagamento de débitos de bancos brasileiros liquidados. Parte desse acervo está exposto para o público, de graça. A mostra atual, que ganhou o nome "Brasil Brasileiro", inclui obras de Cândido Portinari, Alfredo Volpi e Tarsila do Amaral, entre outros representantes do Movimento Modernista. “Essas obras não estão à venda, elas tem um valor inestimável, incalculável”, diz a chefe do Museu de Valores do Banco Central, Karla Valente.

É o que você vai ver no Repórter Justiça.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/



Nenhum comentário:

Postagens populares