segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Direito Sem Fronteiras

A queda do muro que marcou a divisão do mundo completa 25 anos

O imenso bloco de concreto erguido em Berlim, na Alemanha, foi derrubado em 9 de novembro de 1989, após separar a cidade, o país e o planeta durante 28 anos.

No dia 9 de novembro, a queda do muro de Berlim completa 25 anos. A barreira de concreto separou a cidade e, consequentemente, seus habitantes, entre 1961 e 1989. No Direito Sem Fronteiras desta semana, o professor de Ciência Política Leonardo Ferreira e o mestrando em Direito e Políticas Públicas Márcio Morais de Sousa analisam esse período e o cenário atual, a partir da queda do paredão.

Os especialistas discutem temas como a separação de famílias e a perspectiva de alemães ocidentais e orientais. A polarização do país europeu em um mundo dividido entre capitalistas e socialistas, a reunificação da Alemanha e o consequente fim da Guerra Fria também são abordados.

Além disso, os dois enfatizam as diferenças entre erguer muros e traçar pontes. “É bizarro que a gente tenha que viver construindo muros e não pontes entre os países”, opina Márcio Morais de Sousa.

“O importante é perceber que situações análogas podem vir a ocorrer historicamente. É por isso que nós estudamos cientistas políticos, filósofos, historiadores de mais de 100 anos. Apesar de a sociedade se desenvolver, o comportamento humano tende a se repetir”, complementa Leonardo Ferreira.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares